O primeiro festival brasileiro 100% dedicado a filmes restaurados.
Uma semana de redescoberta e celebração da memória cinematográfica, em parceria com os principais cinemas de rua de SP
Apresentação
- Replicante é uma iniciativa criada em 2017 para trazer filmes cult e clássicos de volta ao cinema, sempre em cópias restauradas.
- Após três temporadas e uma mostra especial temática, o projeto retorna em 2024 no formato de festival, celebrando a história do cinema em diferentes cinemas da cidade de São Paulo.
- Inspirado em festivais de cinema de repertório ao redor do mundo, o evento promoverá ainda apresentações e debates para contextualizar as obras e incentivar a troca de ideias sobre práticas curatoriais e preservação audiovisual.
Parcerias
Histórico
- Desde sua criação, o projeto Replicante já produziu mais de 40 sessões de cinema — de clássicos renomados até raridades pouco reexibidas.
- Buscando complementar cada sessão com atrações especiais (de apresentações musicais a performances drag, além de pôsteres exclusivos criados para cada filme), somamos mais de 8.000 ingressos vendidos, exibindo somente cópias restauradas em DCP.
- Sempre em parceria com exibidores independentes, a iniciativa é guiada por quatro objetivos principais:
VISIBILIDADE
Aumentar a visibilidade do cinema clássico e cult, sem limitação de gênero, época ou nacionalidade
DIFUSÃO E PRESERVAÇÃO
Colaborar para a circulação e relançamento de novas restaurações
FORMAÇÃO DE PÚBLICO
Formar novos públicos para filmes clássicos, oferecendo eventos regulares e com curadoria especializada
EXPERIÊNCIA COLETIVA
Valorizar a experiência coletiva da sala de cinema, dos cinemas de rua e dos pequenos festivais
Diretrizes do Festival
Em sua edição 2024, o projeto será guiado pelo tema redescoberta e preservação, organizando o festival em torno dos seguintes princípios:
→ Programação variada, boa parte da qual será dedicada à redescoberta de filmes raros e/ou com pouco destaque no passado.
→ Diversidade e pluralidade, com destaque para realizadores e temas historicamente marginalizados dentro dos cânones mundiais.
→ Parcerias e colaboração com arquivos, distribuidoras, cinematecas e festivais brasileiros e internacionais, com foco no intercâmbio cultural e na constante renovação do que se entende por 'clássico'.
→ Foco em novas práticas curatoriais e de preservação, buscando dar visibilidade ao trabalho de profissionais e iniciativas globais voltadas ao cinema de arquivo.
→ Incentivo ao debate e à contextualização dos filmes apresentados, com introduções, rodas de conversa e vertentes temáticas dentro da programação.
→ Democratização do acesso ao cinema clássico, com ingressos a preços reduzidos e parte da programação com ingressos gratuitos, além de eventos online abertos a espectadores de todo o Brasil.
→ Acessibilidade, com exibição em espaços aptos a receber pessoas com deficiência, além de legendas em formato de audiodescrição sempre que disponíveis.
Por que um festival de clássicos?
Dos filmes atualmente disponíveis na Netflix — plataforma streaming com a maior fatia de mercado do Brasil — apenas 4% foram produzidos antes do ano 2000.
- Com a crescente dificuldade no acesso a filmes clássicos na televisão, nos cinemas comerciais e nas grandes plataformas de streaming, festivais de cinema de arquivo ao redor do mundo tem se tornado iniciativas vitais para a divulgação e preservação de uma cultura de cinema mais inclusiva.
- No exterior, o número de festivais dedicados a filmes restaurados é significativo, incluindo desde eventos tradicionais como Il Cinema Ritrovato (Itália), Tout La Mémoire du Monde (França) e To Save and Project (EUA), até projetos mais recentes como Cinema Rediscovered (Reino Unido) e The Classics (Colômbia).
- Nesse contexto, a edição 2024 do Replicante busca consolidar o projeto como o primeiro festival totalmente dedicado ao cinema clássico do Brasil, atendendo a uma demanda do público por filmes restaurados que o êxito das edições passadas do projeto nos ajudou a identificar.
Equipe
André Sirangelo · Coordenação Geral
Formado em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero, é jornalista, produtor cultural e roteirista de cinema e TV com mais de 15 anos no setor audiovisual. Entre outras obras de destaque, foi roteirista de 'Sob Pressão', seriado da TV Globo indicado ao Emmy Internacional e vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro na categoria Melhor Série (2022). No projeto Replicante, coordenou todas as etapas de mais de 40 eventos de cinema incluindo mostras temáticas, retrospectivas e relançamentos. Em 2020, iniciou um mestrado em programação e curadoria de cinema na Birkbeck, University of London, concluindo os estudos em 2022 com um estágio na área de exibição e distribuição do British Film Institute (BFI). Ainda em 2022, foi um dos organizadores da conferência sobre o cineasta brasileiro Alberto Cavalcanti (1897-1982) realizada no Birkbeck Institute for the Moving Image, em Londres, em colaboração com o BFI, a Universidade de São Paulo e a Cinemateca Brasileira.